sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A importancia do Calcio na Alimentação!

A importancia do Calcio na Alimentação!


Segue breve texto:

"O cálcio é um sal mineral de importância vital para o ser humano e é um nutriente encontrado em grande quantidade no organismo, constituindo 2% do peso de uma pessoa. Cerca de 99% do cálcio encontra-se presente nos dentes e ossos e 1% está no sangue, por isso, o cálcio é o responsável pela formação dentária e óssea, além de atuar na coagulação do sangue em conjunto com a vitamina K.
Outros benefícios do mineral são: auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos, regula os batimentos do coração e ajuda a combater a hipertensão. Nos anos 90, uma pesquisa feita por estudiosos da Universidade de Tennessee, localizada nos Estados Unidos, revelou que existe um relacionamento entre a perda de peso e o cálcio, pois o mineral é capaz de interferir na formação das células adiposas, além de criar uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo." - Fonte: http://www.emforma.net/

 Bem gente... Nunca pensei em Calcio como algo para consumir..
Aí fazendo Muay Thai, pensei que como vivo sempre me batendo.. Meus ossos precisam estar inteiros e com Calcio.. Devido a estar sempre de R.A. e não gostar de Leite Desnatado.. acabo não tomando leite todos os dias.. Pra ser sincera só aos domingos..
Então fui buscar alternativas... Lights claro..

Primeiramente pensei no Iogurt Desnatado.. Mas nem consegui comer metade... IEC!
E analisando..

200 ml de Leite Comum...  Contem 120 Kcal. 5 % de Gordura - E 210 mg de Calcio. (Isso pra tomar ele PURO)
50 gr de Danoninho (01 unidade)... Contem 50 Kcal. 1,5% de Gordura - e 160 mg de Calcio.


E claro é uma delicia comer 1 Danoninho por dia.. Principalmente quem está de Regime..
Mas fiquem atentos... O mesmo danoninho só que de outra marca, contem apenas 50 mg de Calcio.

Verifiquei varias marcas, e varios danones.. o que venceu foi este!!

Danoninho

O quanto devemos consumir??

Dose certa
A ingestão adequada de cálcio varia de acordo com a idade:
- Infância: 800 mg a 1200 mg;
- Adolescência: 1200 mg a 1500 mg,
- Vida adulta: 1000 mg;
- Acima de 50 anos: 1000 mg a 1500 mg.

Fique de Olho outros alimentos também contem Calcio.

Outros alimentos
Não gosta de leite? Tudo bem. Existem peixes ricos em cálcio. A sardinha é a melhor opção, ela oferece metade da necessidade diária de cálcio em apenas quatro unidades (100 g). O badejo tem metade do cálcio da sardinha, mas também é um dos peixes mais ricos na substância.
Feijão rosinha também ajuda. Uma concha e meia (160 g) oferece 10% do cálcio, o mesmo encontrado em duas unidades de laranja lima ou em uma colher e meia de requeijão.
Bebidas à base de soja, em média, oferecem 40 mg de cálcio por copo. A dose pode até dobrar em marcas enriquecidas na substância.
Entre as saladas, a de alfafa é a mais proveitosa, com mais de 500 mg de cálcio por 100 g do alimento. Acelga e agrião também são ótimas opções, com metade do cálcio da alfafa.
Outro alimento rico em cálcio é a azeitona verde, embora seja bem calórica.


Um comentário:

  1. Brocolis e couve flor são ricos em calcio, eu tenho sempre na minha alimentação!

    ResponderExcluir